‘Não seremos intimidados”, diz Casa Branca sobre viagem de Pelosi à Taiwan

647
Congresso dos Estados Unidos, em Washington. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – Os Estados Unidos “não serão intimidados” pela ameaça da China a uma possível visita à Taiwan pela presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, disse o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby.

“Não vamos pegar a isca ou se envolver num conflito. Ao mesmo tempo, não seremos intimidados. Continuaremos operando nos mares e nos céus do Pacífico Ocidental como temos feito há décadas”, disse Kirby durante uma coletiva de imprensa. “Também estamos comprometidos em manter linhas de comunicação abertas com Pequim.”

O porta-voz também disse que Pelosi tem o direito de visitar Taiwan, mas que ela ainda não confirmou nenhum plano de viagem.

“Ela [Pelosi] tem o direito de visitar Taiwan e a presidente da Câmara já visitou Taiwan antes sem incidentes, assim como muitos membros do Congresso, incluindo este ano”, disse Kirby.

Ainda segundo Kirby, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não falou diretamente com  Pelosi sobre seus planos de visitar Taiwan, mas sua possível viagem à ilha foi discutida nos círculos de segurança nacional.

“Houve conversas diretas com Pelosi e sua equipe em vários níveis de segurança nacional antes de ela sair. O presidente não falou diretamente com ela sobre esta viagem”, acrescentou.