MRV tem prejuízo líquido de R$ 333,4 mi no 4° trimestre de 2022

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Foto divulgação: MRV

São Paulo, SP – A MRV&Co divulgou ontem o balanço do quarto trimestre de 2022, com prejuízo líquido de R$ 333,4 milhões. No mesmo período de 2021, a companhia alcançou lucro líquido de R$ 300,1 milhões.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recuou 42,9%, de R$ 1,41 bilhão no último trimestre de 2021 para R$ 810 milhões no mesmo período de 2022.

A receita líquida consolidada totalizou R$ 1,66 bilhão, recuou de 12,7% em relação ao último trimestre de 2021. A margem bruta consolidada foi a 20,2% ante 23,4% registrada
no mesmo período de 2021.

O Valor Geral de Vendas (VGV) Lançamentos chegou a R$ 3,48 bilhões, alta de 7,3% na comparação com o mesmo período de 2021. No consolidado anual, o recuo foi de 3,1%, totalizando R$ 9,14 bilhões.

As vendas diminuíram 14,2%, alcançando R$ 2,06 bilhões no quarto trimestre de 2022. No ano, o recuou foi de 2,8% na comparação com 2021, com R$ 7,87 bilhões.

O ticket médio subiu de R$ 169 mil, no quarto trimestre de 2021, para R$ 208 mil, o que resultou na recuperação de 10p.p. na margem bruta de novas vendas no mesmo período, alcançando 29%. O objetivo para 2023 é alcançar um ticket médio de R$ 230 mil no quarto
trimestre de 2023, que resultará em uma margem bruta de novas vendas de 33%.

No ano de 2022, foram vendidas 1.207 unidades, totalizando R$ 1,73 bilhão em VGV, com margem bruta média de 33% e recebimento líquido acumulado de R$ 1 bilhão.

A companhia informou que foi reportada queima de caixa, ou seja, o aumento da dívida líquida, pela operação de incorporação da MRV&Co, devido, principalmente, ao atual nível de margem bruta reportada. A Provisão de Juros, aliada aos gastos com dívida e a marcação a mercado do swap de dívidas para CDI representaram uma queima de caixa de R$ 229 milhões, equivalentes a um aumento de R$ 88 milhões em relação ao terceiro trimestre de 2022.

Segundo a companhia, esse valor não tem efeito caixa, mas resulta em queima de caixa por aumentar a dívida líquida. Além desses impactos, despesas sazonais com G&A representaram, também, uma queima de caixa adicional de R$ 28 milhões em comparação ao terceiro trimestre de 2022.