MME altera cronograma de leilões de energia de 2022

450
Foto: Baltazar gabka / freeimages.com

São Paulo, SP – O Ministério de Minas e Energia (MME) informou hoje o cancelamento de três leilões de energia elétrica previstos para 2022. Segundo o comunicado, a medida representa economia administrativa e aumento da efetividade de iniciativas públicas, além da melhoria contínua dos processos e planejamentos que envolvem contratações suportadas pelos agentes que compõem o setor elétrico brasileiro.

O MME disse que o leilão de Energia Nova A-6 de 2022 não será realizado em virtude da ausência de declaração de necessidade de compra de energia elétrica por parte das distribuidoras de energia.

Sobre o cancelamento do leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados, o MME afirmou que os déficits de suprimento de energia levantados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e publicados no documento Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados, Horizonte 2022/2026 – Ciclo 2021 não foram suficientes para a indicação de leilão para contratação de novas soluções de suprimento este ano.

Já o leilão para Contratação de Reserva de Capacidade, na forma de potência foi cancelado devido à continuidade dos estudos elaborados pelo MME, em conjunto com a EPE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para viabilizar um certame pautado pela neutralidade tecnológica, que permita e estimule a concorrência entre as diversas fontes primárias de geração de energia e permita, ainda, a contratação de soluções de armazenamento.

Por fim, o comunicado disse que o MME “busca estimular a contratação de energia limpa, segura e barata, dentro de critérios técnicos previamente estabelecidos, de forma a promover melhorias no ambiente de negócios, garantindo isonomia, transparência, previsibilidade e segurança para todos”.