Ministério da Defesa da Ucrânia impõe restrições no Mar Negro

706
bandeira da Ucrânia
Bandeira da Ucrânia / Créditos: Pixabay

São Paulo – O Ministério da Defesa da Ucrânia informou nesta quinta-feira que a navegação no nordeste do Mar Negro e no Estreito de Kerch-Yenikale está proibida por ser considerada perigosa a partir de 20 de julho de 2023.

“O tráfego marítimo no nordeste do Mar Negro e no Estreito de Kerch-Yenikale está proibido como medida de segurança a partir das 5h00 (horário local, coincidente com o horário de Moscou) de 20 de julho de 2023. As informações relevantes para os navegantes já foram publicadas”, escreveu o órgão militar ucraniano em sua conta no Telegram.

A defesa ucraniana também advertiu que, a partir de 21 de julho de 2023, qualquer navio que navegue no Mar Negro em direção aos portos da Rússia será considerado como possível transportador de carga militar.

“O Ministério da Defesa da Ucrânia adverte ainda que, a partir das 00h00 (horário local) de 21 de julho de 2023, qualquer navio que navegue no Mar Negro em direção aos portos da Rússia ou aos portos ucranianos localizados no território temporariamente ocupado pela Ucrânia, será considerado como possível transportador de carga militar, com todos os riscos decorrentes disso”, afirma a nota.

Na véspera, o Ministério da Defesa da Rússia declarou que, a partir de 20 de julho de 2023, considerará qualquer navio que navegue no Mar Negro em direção aos portos ucranianos como possível transportador de carga militar.