Méliuz reverte lucro para prejuízo líquido de R$ 6,5 milhões

401

São Paulo – A Méliuz divulgou na noite de ontem o balanço do primeiro trimestre de 2022. A companhia registrou prejuízo líquido de R$ 6,5 milhões, revertendo o lucro de R$ 3 milhões no mesmo período de 2021.

O volume bruto negociado (GMV, na sigla em inglês) foi de R$ 1,6 bilhão no primeiro trimestre, alta de 65% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Desse valor, R$ 1,3 bilhão é referente ao Méliuz, R$ 194,9 milhões é referente ao shopping internacional e R$ 41,7 milhões à Promobit.

Segundo o comunicado, o aumento do GMV foi alcançado mesmo com uma leve redução do net take rate (comissionamento recebido pelas vendas geradas aos parceiros, deduzido dos custos de cashback associados a estas vendas) entre os períodos.

“O resultado confirma a assertividade da nossa estratégia de reforçar e engajar nossa base de usuários ao longo de 2021, trazendo resultados tangíveis em volume já no começo de 2022. Em comparação ao GMV do último trimestre de 2021, a queda do GMV já era esperada tal como ocorre em todos os anos dado o período de alta sazonalidade referente a Black Friday e festas de final de ano”, detalha o balanço.

O take rate ficou em 6,3%, representando um aumento de 0,5 p.p em relação ao primeiro trimestre de 2021, quando foi registrado 5,7%. O crescimento aconteceu, principalmente, pelas melhores negociações com os parceiros ao longo do trimestre.

A receita líquida fechou em R$ 90,0 milhões, alta de 74% em relação ao primeiro trimestre de 2021. Na comparação com o último trimestre de 2021, houve redução de 8% por conta do maior reconhecimento da receita relativa ao período da Black Friday no próprio quarto trimestre.

Desse valor, R$ 83,8 milhões são derivados das operações no Brasil (shopping, serviços financeiros, Melhor Plano, Promobit, iDinheiro e Alter) e R$ 6,2 milhões da operação internacional.

As despesas operacionais totalizaram R$ 108,9 milhões, uma redução de 28% em relação ao último trimestre de 2021.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da Méliuz (CASH3) foi negativo em R$ 17,1 milhões no 1T22, uma melhora de 67% em relação ao último trimestre de 2021.

Excluindo os itens extraordinários com M&As, o Ebitda ajustado foi R$ 17 milhões negativos no primeiro trimestre de 2022 e de R$ 30,3 milhões negativos no último trimestre de 2021. Já a margem Ebitda ajustado atingiu % nos três primeiros meses do ano, alta de 4 p.p. frente a margem registrada em 1T21.

O lucro bruto foi de R$ 6,7 milhões, crescimento em relação aos R$ 5,1 milhões do primeiro trimestre de 2021. A margem bruta foi de 30%, uma redução de 5 p.p. na comparação com igual etapa de 2021.

O trimestre encerrou com um total de 23,6 milhões de contas abertas no Méliuz, um crescimento de 44% em comparação ao primeiro trimestre de 2021, quando alcançou 16,4 milhões.

Nos últimos 12 meses, concluído em 31 de março de 2022, a companhia somava um total de 8,6 milhões de usuários ativos, crescimento de 1,5 milhão frente ao mesmo período do ano anterior, e uma redução de 800 mil em comparação ao último trimestre de 2021, devido, principalmente, ao término do contrato referente ao cartão de crédito co-branded e o fim das campanhas de aquisição de usuários focada nesse produto.

As visitas pelo aplicativo do Méliuz chegaram a 46 milhões, alta de 44% em relação ao primeiro trimestre de 2021. As visitas pelo site atingiram 19 milhões no primeiro trimestre de 2022, uma redução de 14% no comparativo anual.