Média de casos de covid-19 nos EUA passa pico do ano passado, diz CDC

573
Foto: James Gathany,/ CDC

São Paulo – A média móvel de sete dias dos casos de covid-19 nos Estados Unidos ultrapassou o pico do ano passado, quando não havia vacinas autorizadas, disse a diretora do Centro de Controle e Prevenção dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), Rochelle Walensky.

“No sábado, o CDC relatou que a média móvel de sete dias de novos casos de covid-19 diários era de cerca de 72 mil casos por dia. Isso representa um aumento de 44% em relação à média dos sete dias anteriores e mais alto do que nosso pico do verão passado”, disse Walensky, em coletiva de imprensa ontem.

“Embora queiramos desesperadamente acabar com esta pandemia, a covid-19 claramente não acabou conosco e, portanto, nossa batalha deve durar um pouco mais”, acrescentou.

Walensky destacou ainda que variante Delta é altamente contagiosa. “Se você ficar doente com a variante Delta, estimamos que você possa infectar cerca de cinco outras pessoas não vacinadas – mais do que o dobro da cepa original”.

Além disso, as infecções com a variante Delta resultam em cargas virais mais altas, não apenas nos que não foram vacinados e infectados, mas também, e de maneira importante, na pequena proporção daqueles que foram vacinados e foram infectados.

Ainda segundo ela, a média de sete dias de internações hospitalares é de cerca de 6.200 por dia, um aumento de cerca de 41% em relação ao período anterior de sete dias. E a média de mortes diárias em sete dias também aumentou para 300 por dia – um aumento de mais de 25% em relação ao período de sete dias anterior.

Por fim, Walensky repetiu apelos para que as pessoas vacinem-se. “Nossas vacinas estão funcionando para prevenir doenças graves, hospitalizações e morte.”