Mauro Vieira se encontra com Sergey Lavrov na África do Sul

952
Os chanceleres Mauro Vieira e Sergey Lavrov. Foto: Ministério das Relações Exteriores da Rússia

São Paulo – Mauro Vieira, chefe da diplomacia do Brasil, se encontrou com Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, durante a reunião dos chefes dos Ministérios das Relações Exteriores do Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, India, China e África do Sul), realizada nesta sexta-feira na Cidade do Cabo, África do Sul.

Durante o evento, Mauro Vieira fez um discurso destacando o compromisso do Brasil com o multilateralismo e o desenvolvimento sustentável. “Como sabem, desde que o Presidente Lula assumiu o cargo no Brasil, em janeiro, temos restabelecido os princípios e tradições de nossa política externa, consagrados em nossa Constituição. Princípios como o compromisso com o multilateralismo, com o Direito Internacional e a Carta das Nações Unidas, com o diálogo e a paz entre as nações e com a promoção do desenvolvimento sustentável e da justiça social”, afirmou.

Vieira também destacou os esforços do Brasil em fortalecer suas parcerias regionais e globais. “Estamos fortalecendo nosso compromisso com o Mercosul e voltamos a fazer parte da Celac e da Unasul. No mesmo espírito, estamos trabalhando para aprofundar nosso diálogo e cooperação com os países africanos, que têm enorme potencial de comércio e investimentos, e com os quais compartilhamos laços históricos e culturais. O mesmo se aplica aos países da Ásia e do Oriente Médio”, disse.

O discurso de Mauro Vieira enfatizou o engajamento do Brasil com o Brics e seu compromisso com a construção de uma ordem mundial multipolar. “Estamos retomando a dimensão Sul-Sul de nossa política externa. É nosso objetivo reforçar parcerias com amigos do Sul Global. O Brasil também está totalmente empenhado em fortalecer nosso engajamento com o Brics, que é um mecanismo indispensável para a construção de uma ordem mundial multipolar que reflita as vozes e as necessidades dos países em desenvolvimento”, afirmou o chanceler.

O ministro também expressou sua satisfação com a nomeação da ex-presidente Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e destacou seu papel na criação do NDB durante a Cúpula de Fortaleza em 2014. “Também gostaria de manifestar minha satisfação com a recente nomeação, pelo Conselho de Governadores, de nossa ex-presidente Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento. A Presidente Dilma teve um papel importante na história do Brics”, disse.

Mauro Vieira concluiu seu discurso enfatizando o compromisso do Brasil em explorar novas formas de engajamento com os parceiros do mundo em desenvolvimento e expressou sua expectativa pela “sessão de amanhã, com um grande número de representantes convidados como ‘Amigos do BRICS'”.