Lula quer conversar com os presidentes das bancadas sobre reforma ministerial

712
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

São Paulo – Em entrevista a jornalistas nesta terça-feira, em Brasília, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o presidente Luís Inácio Lula da Silva quer conversar com os presidentes das bancadas sobre as mudanças na equipe ministerial.

“Não tem nada marcado. Alguns presidentes [das bancadas] estão fora do Brasil. O presidente Lula faz questão de conversar com os presidentes das bancadas, olho no olho, do Republicanos, do PP, a ideia é conversar com esses interlocutores”, comentou.

Segundo Padilha, são as bancadas da Câmara dos Deputados que estão sugerindo nomes para os ministérios. “Tem interesse, sim, do governo em atrair a bancada do Republicano e a bancada do PP, que sugeriram nomes, declarou o ministro.

O governo negocia com os partidos do Centrão a troca de ministros para abrigar integrantes dessas legendas, como estratégia para aumentar o apoio do Executivo aos projetos prioritários para o governo no Congresso. Os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) são cotados para assumir as vagas.

Ele também negou que o cargo do presidente da Petrobras esteja nas negociações com o Centrão. “A presidência da Petrobras não entrou na montagem do governo e em qualquer discussão partidária e não entra em qualquer debate de forças políticas, disse.

Padilha também participou de almoço com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para tratar das prioridades do Planalto no segundo semestre, entre elas as novas regras do Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais), a reforma tributária e projetos sobre garantia de crédito.