Lula anuncia aumento de bolsas de ensino e critica mercado financeiro

871

Brasília – Enquanto a equipe econômica tenta aparar arestas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o mercado financeiro, nesta quinta-feira, no anúncio do aumento que varia entre 25% e 200% nas bolsas de graduação, pós-graduação, de iniciação científica e permanência.

“Muitas vezes a única coisa que não incomoda ninguém do lado do sistema financeiro, do lado dos ricos é o pagamento da taxa de juros. Isso é a única coisa que eles acham que é investimento. Pagar juros é investimento, dar comida para o povo é gasto, dar educação é gasto”, afirmou.

Segundo Lula, o seu governo vai mudar as palavras atualmente usadas, passando a chamar de investimento a destinação de recursos “para atender as necessidades do povo brasileiro”.

“É proibido neste governo tratar como gasto dinheiro que vai para a educação, dinheiro que vai para bolsa, dinheiro que vai para cuidar da saúde. Por que que saúde é gasto e não investimento? Por que que fazer uma pessoa ficar sã é gasto”, disse.

O presidente prometeu fortalecer a educação da creche à universidade e disse que o melhor investimento é em educação e pesquisa. Para Lula, somente investindo nessas áreas o Brasil vai conseguir exportar conhecimento e alta tecnologia, em vez de somente minério de ferro e commodities.

Conforme Lula, o país investiu em pesquisa para chegar o pré-sal, mas o governo passado desconsiderou esse avanço. “A Petrobras, que era tida para nós como passaporte do futuro, em vez da gente exportar derivados, a gente está exportando óleo cru e a gente está importando gasolina e óleo diesel de outro país pagando em dólar, quando o nosso óleo é extraído em real”, afirmou.

O presidente reiterou que, nos últimos anos, em especial durante o governo passado, o Brasil retrocedeu “em todas as áreas: da economia à educação, do trabalho ao investimento”. Lula afirmou que a sua equipe precisa mostrar o país herdado, destacando, por exemplo, que a merenda escolar não tem reajuste há sete anos. As bolsas reajustadas agora não tinham aumento desde 2013.

“Herdamos um país que foi semidestruído na área da cultura, que foi semidestruído na área da educação, que foi semidestruído na área do emprego. Trabalho intermitente, bico, biscate não é trabalho. Trabalho é aquele que o trabalhador, além do salário, tem seguridade para no momento de incerteza possa ter a garantia do Estado brasileiro”, afirmou.