Lucro líquido do Yduqs cresce 96,6% no 1° trimestre de 2023

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São Paulo, SP – A companhia educacional Yduqs (antiga Estácio), reportou lucro líquido de R$ 149,5 milhões no primeiro trimestre do ano, alta de 96,6% na comparação anual.

A companhia atribuiu o resultado ao incremento do ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), resultado do crescimento dos segmentos Premium e Ensino Digital e dos esforços da companhia com um rigoroso controle de custos e despesas, principalmente no segmento Presencial; piora de R$ 27,5 milhões vs. 1T22 do resultado financeiro; aumento da depreciação e amortização, principalmente em função da amortização dos sistemas, aplicativos e softwares, relacionada com investimentos realizados em transformação digital e tecnologia ao longo dos últimos anos, que tem prazo de depreciação e amortização mais curto que a média; melhora do IR e contribuição social, decorrente de maior distribuição de JCP, amortização fiscal do ágio e maior incentivo fiscal em função de melhor taxa associado ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e efeitos não recorrentes.

Desconsiderando esses efeitos, a companhia registrou lucro líquido ajustado de R$ 155,9 milhões, que engloba ajustes de despesas não recorrentes, 62,3% maior, na mesma base de comparação.

No trimestre, a receita líquida totalizou R$ 1,3 bilhão, alta de 10,1% na base anual. Já o ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 494,4 milhões, 24,8% superior ao mesmo período de 2022. O ebitda ajustado, por sua vez, foi de R$ 484,4 milhões no trimestre, alta de 21% na comparação anual.

Os custos dos serviços prestados apresentou um aumento de 3% na comparação com 1T22, para R$ 479,5 milhões, principalmente em função do aumento do custo de pessoal e repasse ao polos parceiros. Abaixo as principais variações no período. As despesas gerais e administrativas da empresa foram de R$ 292,2 milhões, alta de 21,3% no trimestre.

Em termos operacionais, a base total de alunos da Yduqs era de 1,314 milhão ao final de março, aumento de 3,4% em relação ao mesmo intervalo de 2022.

No ensino superior presencial total houve queda de 7,7% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2022, para 273,1 mil. No segmento de Ensino Digital, houve alta de 6,7% para 1,025 milhão, enquanto no segmento Premium o número era de 16 mil alunos, 15,1% maior que o mesmo período de 2022.

A penetração de FIES totalizou 10,9 mil alunos, uma queda de 25,9% na mesma base de comparação.

No período, dívida líquida da Yduqs era de R$ 2,7 bilhões, alta de 12,7% na comparação anual, enquanto o total de caixa e disponibilidades somava R$ 1,1 bilhão, 34% menor que o visto no mesmo período do ano anterior. A alvancagem era de 1,74 vez, ante 1,69 vez no 1T22.