Lucro líquido do Assaí soma R$ 156 milhões no segundo trimestre, queda anual de 51,1%

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São Paulo – A companhia de atacarejo Assaí reportou lucro líquido atribuível aos acionistas de R$ 156 milhões no segundo trimestre de 2023 (2T23), uma queda de 51,1% em relação ao desempenho obtido no mesmo período do ano passado. A margem é de 1,0%, patamar mais do que duas vezes superior ao 1T23. No 1º semestre, o lucro acumulou R$ 228 milhões, com margem de 0,7%. O lucro em ambos os períodos segue diretamente impactado pelas altas taxas de juros, que afetaram de forma relevante o resultado financeiro, bem como pelo grande volume de lojas em fase de maturação.

Já o ebitda ajustado cresceu 13,8% no segundo trimestre frente ao mesmo período do ano passado, para R$ 1,1 bilhão. Houve aumento de R$ 135 milhões em relação ao 2T22 e avanço da margem ebitda de 6,3% no 1T23 para 7,0%, mesmo com mais de 35% das lojas em fase de maturação. Excluindo as conversões, a margem ebitda permaneceu estável em relação ao 2T22.

A companhia informou receita líquida de R$ 15,9 bilhões de abril a junho, avanço de 20,3% frente ao mesmo intervalo do ano anterior. O desempenho no período foi atribuído a: (i) contribuição da expansão das 60 lojas abertas nos últimos 12 meses (+22,9%), com destaque para a performance das conversões; (ii) da estratégia comercial eficiente, que através de campanhas comerciais bem-sucedidas, proporcionou fluxo recorde, atingindo mais de 70 milhões de tickets, equivalente a um crescimento de 25%; (iii) do contínuo aperfeiçoamento da experiência de compra, com rápida adaptação do sortimento e serviços às necessidades de cada região (iv) do desempenho mesmas lojas (-2,0%), que apresentou melhora gradual ao longo do trimestre, alcançando nível positivo em junho. Além disso, o período foi marcado pela deflação em determinadas categorias e pela forte base de comparação (+14,7% no 2T22), em função do grande número de fechamento de hipermercados em 2022.

O grande destaque do trimestre foi a conclusão de cerca de 90% do projeto de conversão dos hipermercados, disse a administração da empresa, no relatório.

O cronograma de expansão segue em linha com o previsto e cerca de 30 lojas deverão ser inauguradas em 2023. Além das 10 conversões inauguradas no ano, das quais 8 no 1º semestre, atualmente, mais de 20 lojas estão em fase de obras.

O Assaí encerrou o semestre com 270 lojas em operação e uma área de vendas de 1,4 milhão de metros quadrados, um crescimento de +34% nos últimos 12 meses. No 2T23, foram inauguradas 5 lojas convertidas em 3 estados, sendo duas em SP, duas no RJ e uma em MG. Considerando as duas conversões inauguradas no mês de julho, 57 conversões de hipermercados foram finalizadas até o momento, o que é equivalente a cerca de 90% do projeto.

Os investimentos totalizaram R$ 650 milhões no trimestre, decorrentes da abertura de 5 lojas convertidas no período e continuidade do processo de expansão, com mais de 20 lojas em obras. No semestre, os investimentos totalizaram R$ 1,1 bilhão, período no qual 8 lojas convertidas foram inauguradas.