Lucro líquido da Multiplan alcança R$ 239 milhões no quarto trimestre, alta de 11,9%, base anual

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Foto divulgação: Multiplan

São Paulo – A administradora de shopping centers Multiplan obteve lucro líquido de R$ 239 milhões no quarto trimestre de 2022, valor 11,9% maior em relação a igual período do ano anterior, impulsionado pelo aumento nas receitas líquidas, queda na linha de depreciações e amortizações quando comparado ao 4T21. O aumento de 19,9% nas despesas financeiras, vs. o 4T21, devido a taxas de juros mais elevadas no período, compensou parcialmente o desempenho do lucro líquido neste trimestre.

O lucro líquido de 2022 foi de R$769,3 milhões, refletindo um aumento de 69,8% vs. o 4T21 e 63,3% vs. o 4T19, disse a empresa.

A receita líquida subiu 14,9% no período e somou R$ 512,3 milhões, na mesma base de comparação. O ebitda (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) do período foi de R$ 374,5 milhões, alta de 31,3% na comparação anual.

Em 2022, o EBITDA atingiu R$1.280,1 milhões, um aumento de 57,9% em relação a 2021, e 37,3% acima de 2019. O forte resultado foi especialmente impulsionado pelo sólido aumento da receita de locação tanto vs. 2021 como vs. 2019.

O EBITDA de 2022, contribuiu para uma redução na relação Dívida líquida/EBITDA, de 1,72x no final de Setembro para 1,63x no final do ano, apesar dos desembolsos de JCP (juros sobre o capital próprio) e CAPEX ao longo de 2022.

“Em 2022, incluindo o 4T22, a Companhia colheu muitos resultados positivos. A Companhia não só aumentou a produtividade, como também buscou crescer. Seguiu desenvolvendo a primeira fase do seu maior projeto imobiliário Golden Lake, trabalhou na expansão dos shoppings e anunciou uma aquisição de uma participação minoritária, ao mesmo tempo em que distribuiu JCP (juros sobre o capital próprio) recorde, recomprou um número recorde de ações e reduziu a sua alavancagem financeira”, disse a empresa, em relatório de resultados do período.

No trimestre, as vendas no conceito mesmas lojas, que considera unidades abertas há pelo menos 12 meses, cresceu 10,9%, alta de 2.145 pontos-base ante o 4T21 (-4,6%). “Quando comparados com o 4T21, todos os segmentos registraram crescimento, sendo o de Serviços o maior aumento (+22,6%), seguido por Alimentação & Áreas Gourmet (+17,6%), o que confirma a importância de segmentos mais orientados para a experiência nos shoppings da Multiplan”, escreveu a empresa, no relatório.

No período, as vendas totais subiram 12,9% e totalizaram R$ 6,3 bilhões no quarto trimestre de 2022 em relação ao 4T21. As vendas de lojistas somaram R$ 20 bilhões, alta de 37,1% ante o 4T21.

O portfólio de shoppings centers da Multiplan apresentou uma taxa de ocupação média de 95,2% no trimestre, ligeiramente abaixo do trimestre anterior (-17 p.b.) e 14 p.b. abaixo do 4T21.

Seis shoppings atingiram uma taxa de ocupação média acima de 98% no 4T22, com o ParkShoppingBarigüi e o MorumbiShopping registrando 100,0% e 99,5%, respectivamente. Ambos os shoppings apresentaram uma taxa acima de 98% ao longo do ano, e uma taxa de inadimplência líquida abaixo da média do portfólio. Tal demanda é um forte indicador da oportunidade de expandir um shopping, disse a empresa.

A taxa de ocupação média em 2022 foi de 95,2% contra 94,9% em 2021, um aumento de 23 pontos base.

A Área Bruta Total (ABL) final da Multiplan ao final do período somava 9229 metros quadrados, abaixo dos 14.363 m2 no 4T21.

No 4T22, a Multiplan apresentou um turnover de 1,2% do total da ABL administrada (9.229 m2), o que corresponde a 107 novas lojas, todas elas lojas satélites.

Em relação a 2022, a Multiplan apresentou um turnover de 6,2% (49.173 m2), com 501 lojas adicionadas ao seu portfólio durante o ano. Em 2021, o ABL da companhia era de 62.928 m2.

Conselho aprova plano de reorganização da administração; José Isaac Peres deixa presidência

O conselho de administração da Multiplan aprovou o plano de reorganização de sua administração, com a saída de José Isaac Peres, após atuar por quase 50 anos como presidente da companhia, sendo sucedido na função por Eduardo Kaminitz Peres. A companhia convocará assembleia geral para propor a eleição de José Isaac Peres ao cargo de presidente do conselho de administração, e o atual presidente do órgão, José Paulo Ferraz do Amaral, permanecerá como membro do conselho.

Eduardo Kaminitz Peres em sua nova posição, a qual passará a exercer a partir de amanhã (10 de fevereiro). “A reorganização aprovada reflete o atual estágio de negócios e o sucesso da Companhia em sua área de atuação, e visa a possibilitar uma transição de forma organizada, sem alteração da estratégia de negócios, com o amparo de uma equipe de executivos capacitada e por um processo de governança corporativa bem estruturado”, disse a empresa, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) após o fechamento do pregão desta quinta-feira.

Eduardo Kaminitz Peres ingressou na Companhia em 1988, ocupando diversas posições desde o seu ingresso. No ano 2000, assumiu uma posição à frente da área de Operações da Companhia. Em 2006, passou a ocupar uma cadeira no Conselho de Administração e, no ano seguinte, assumiu a Vice-Presidência de Operações, onde, amparado por seus mais de 30 anos de experiência profissional, vem liderando o desempenho de excelência dos shopping centers da Companhia.

José Isaac Peres, empresário no setor imobiliário há 60 anos, sempre teve um espírito empreendedor e visionário, atuando no ramo de incorporação imobiliária residencial, comercial e shopping centers. Seu primeiro empreendimento foi ainda quando era universitário em novembro de 1963, aos 22 anos de idade, na rua do Resende, no Rio de Janeiro, através da Veplan Imobiliária, sua primeira empresa. Após a venda da Veplan, fundou a Multiplan em 1974 e, ao longo de sua trajetória profissional, participou e executou centenas de empreendimentos imobiliários no Brasil e no exterior, sendo um dos fundadores e idealizadores da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), assim como da ADEMI-RJ (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário).