Lucro líquido da Iguatemi cresce 69,5%, para R$ 81 milhões no primeiro trimestre

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São Paulo – O lucro líquido da administradora de shopping centers Iguatemi foi de R$ 81,066 milhões no primeiro trimestre deste ano, alta de 69,5% em relação a igual período do ano passado. O lucro líquido ajustado cresceu 63%, para R$ 108,363 milhões na mesma base comparativa.

A receita líquida subiu 4,8% no período e somou R$ 283,150 milhões na mesma base de comparação. Em base ajustada, a receita líquida cresceu 6,1%, para R$ 304,062 milhões.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) do trimestre foi de R$ 198,547 milhões, 11,2% maior que o reportado um ano antes. Em bases ajustadas, o ebitda cresceu 13,2%, para R$ 304,062 milhões na mesma base de comparação.

As vendas totais atingiram R$ 4,3 bilhões no trimestre, um crescimento de 10,3% sobre o 1T23. Os segmentos que tiveram melhor desempenho no período foram (1) Alimentação; e (2) Serviços, Entretenimento e Outros com crescimento de 11,6% e 9,4% acima do 1T24, respectivamente.

As vendas mesmas lojas (SSS), tiveram um crescimento de 7,3% no 1T24 sobre o 1T23. As vendas mesmas áreas (SAS) cresceram 10,3% no trimestre versus 1T23. “O resultado mostrou o impacto positivo da contínua qualificação do mix de lojas sobre a produtividade de nossa ABL, com inaugurações de lojas qualificadas ao longo do período”, comentou a empresa.

A taxa de ocupação no trimestre alcançou 94,1%, elevação de 1,4 pp na comparação com o mesmo período de 2023.

A Iguatemi apresentou no 1T24 um custo de ocupação de 12,5%, redução de 0,7 pp sobre o número de 1T23. A medição desse trimestre é a mais baixa desde 2014 e 0,3 p.p. abaixo da média histórica, “resultado de uma venda forte e custos condominiais controlados que trazem mais saúde ao lojista, abrindo cada vez mais espaço para aumento do aluguel em proporção às vendas. A inadimplência líquida menor neste 1 trimestre quando comparado a média dos últimos 10 anos”, informou a empresa.

O guidance fornecido pela companhia no início do ano segue inalterado. “Acreditamos que a companhia segue bem posicionada para o ano, com um crescimento sólido em um portfólio resiliente e de alta qualidade. Neste ano, seguiremos buscando a otimização de nossos empreendimentos, a monetização do nosso landbank e a manutenção do breakeven da operação de Varejo”, comentou a empresa.