Lucro líquido ajustado do Grupo Soma chega a R$ 99,3 mi no 4° tri

970

São Paulo, SP – O Grupo Soma, responsável pelas marcas Hering, Farm, Animale, entre outras, divulgou ontem (7) o balanço do quarto trimestre de 2022, com lucro líquido ajustado de R$ 99,3 milhões, alta de 14,2% em comparação ao mesmo período de 2021, mesmo com o significativo aumento da taxa de juros, que impactou as despesas financeiras. O lucro líquido ajustado totalizou R$ 384,0 milhões em 2022, um crescimento de 73,1% comparado a 2021.

O lucro bruto ajustado fechou em R$ 741,7 milhões. crescimento de 13% na comparação com o último trimestre de 2021. A margem bruta ajustada foi de 54,6%, alta de 0,7 p.p. em relação a 2021.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado fechou em R$ 210,7 milhões, crescimento de 40% em relação ao quarto trimestre de 2021. A margem Ebitda ajustada atingiu 15,5%, alta de 3,1 pontos percentuais (p.p.) em comparação ao mesmo período de 2021.

A receita líquida somou R$ 1,35 bilhão, alta de 11,5% na comparação com igual etapa de 2021. A companhia encerrou o ano de 2022 com uma base ativa total de 5,4 milhões de clientes, mais de 12 mil multimarcas ativas e um total de 1.094 lojas, sendo 358 lojas próprias e 736 franquias.

O Grupo encerrou o ano de 2022 com caixa de R$ 337,6 milhões e dívida líquida de R$ 580,3 milhões. Após a aquisição da Hering, em setembro de 2021, a Companhia, em linha com o plano estratégico, vem realizando progressiva desalavancagem. Em 31 de dezembro de 2022, atingiu 0,79x no indicador Dívida líquida/EBITDA Ajustado LTM.

A dívida bruta totalizou R$ 917,9 milhões, e o capex totalizou R$ 209,6 milhões, com destaque para os investimentos em tecnologia e lojas.

A operação internacional da FARM, a FARM Global, que é um dos principais vetores de crescimento, encerrou o ano com receita de USD 95,6 milhões, com forte crescimento de 80,7% na comparação com 2021.

A Animale entregou a maior receita bruta da sua história, atingindo R$ 670,1 milhões, alta de 24% em relação a 2021. A companhia informou que o resultado do quarto trimestre
de 2022 foi impactado por problemas no abastecimento das lojas, devido a atraso na entrega de produtos por fornecedores.

Na Hering, a receita ficou em R$ 2,3 bilhões em 2022, alta de 26,1% na comparação com 2021. No quarto trimestre, a Hering atingiu receita bruta recorde, de R$ 687,5 milhões, alta de 6,2% na comparação com o último trimestre de 2021.

Em 2022, a NV atingiu receita bruta de R$ 381,4 milhões, crescimento de 38,1% na comparação com 2021. No quarto trimestre de 2022, a receita bruta foi de R$ 95,8 milhões, alta de 20,4% na comparação com o mesmo período de 2021. A marca registrou um forte incremento da base ativa de clientes, de 32,8% na comparação ao quarto trimestre de 2021.