Lucro das indústrias da China sobe 28,2% em outubro em base anual

250

São Paulo – Os lucros das grandes empresas industriais da China subiram 28,2% em outubro em base anual, uma aceleração após a alta de 10,1% de setembro, de acordo com dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país.

No acumulado de janeiro a outubro, houve alta de 0,7%, depois da baixa de 2,4% reportada de janeiro a setembro e tornando-se positivo pela primeira vez em 2020, depois dos impactos negativos da pandemia do novo coronavírus.

Mais de 60% das empresas participantes da pesquisa relatam alta nos lucros, mostraram os dados. Nas empresas privadas, o lucro cresceu 1,1% nos dez primeiros meses do ano, após a queda de 0,5% de janeiro a setembro.

“Enquanto o investimento constante em infraestrutura e a promoção da política de consumo de automóveis continuou, as vendas caminhões e automóveis de energia aumentaram”, de acordo com o estatístico sênior do departamento, Zhu Hong.

Já a produção de bens de consumo se recuperou de forma constante, conduzida pelo aumento da demanda doméstica e com a melhoria da situação de exportação.

A China “alcançou resultados estratégicos importantes na promoção geral da prevenção e controle da pandemia e no desenvolvimento econômico e social”, segundo Zhu. “A relação entre a oferta e a demanda do mercado tem melhorado dia a dia, o ciclo industrial tem melhorado gradualmente, a produção e operação de empresas industriais continuaram a melhorar, e a recuperação dos lucros foi ainda mais consolidada”, afirmou.