Lucro das indústrias da China sobe 11,5% em junho em base anual

520

São Paulo – Os lucros das grandes empresas industriais da China subiram 11,5% em junho em base anual, após a alta de 6,0% de maio, de acordo com dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país.

O avanço de junho reflete a aceleração na produção industrial, o crescimento de vendas e os menores custos de matérias-primas, diz o departamento, em comunicado. “Os lucros de setores-chave como ferro e aço, exploração de petróleo e gás, processamento de petróleo e metais não ferrosos melhoraram significativamente”.

A lucratividade do setor de ferro e aço avançou 35,3% em junho em base anual, depois da queda de 50,5% de maio, enquanto a do setor de metais não ferrosos avançou 24,1%, após a baixa de 49,3% registrada no mês anterior, mostram os dados.

“Com a implementação gradual de várias políticas e medidas para a promoção geral da prevenção e controle da pandemia e desenvolvimento econômico e social, a retomada do trabalho e da produção foi promovida, a ordem da produção e operação tem sido constantemente restaurada, e a situação do lucro das empresas continuou a melhorar”, diz o estatístico sênior do departamento, Zhu Hong, ao analisar os dados.