Locaweb tem prejuízo de R$ 7,2 milhões no 4° trimestre de 2021

495

São Paulo – A Locaweb registrou prejuízo líquido de R$ 7,2 milhões no quarto trimestre de 2021, queda de 180,5% em comparação ao mesmo período de 2020, quando reportou lucro líquido de R$ 9 milhões. Em termos ajustados, a cifra foi de R$ 27,2 milhões, alta de 79,9% na comparação anual. As informações foram divulgadas na noite de ontem (23).
No acumulado do ano, a empresa teve prejuízo líquido de R$ 15,7 milhões, contra lucro de R$ 19,7 milhões acumulados em 2020. A companhia disse que o prejuízo é reflexo do aumento de custos e pela margem de empresas adquiridas, sobretudo a Squid. O custo dos serviços prestados foi de R$ 137,8 milhões, um aumento de 73% ano a ano. E as despesas com vendas deram um salto de 128,1%, a R$ 55,1 milhões.
O Ebitda ajustado, que mede o resultado operacional, foi de R$ 31,6 milhões, queda de 13,2%. A margem Ebitda ajustado perdeu 13,1 pp, para 12,9%, e no acumulado de 2021, menos 8,6 pp, para 17,9%. No acumulado do ano, o Ebitda ajustado ganhou 10,5%, para R$ 143,0 milhões. O Ebitda somou R$ 19,2 milhões entre outubro e dezembro do ano passado, queda de 26,7% em relação ao quarto trimestre de 2020.
Segundo a empresa, o impacto negativo da margem consolidada do grupo é reflexo das empresas adquiridas, especialmente pela recém adquirida empresa Squid. “Entendemos que, assim como as margens orgânicas do segmento de Commerce, devemos observar uma recuperação gradual da margem das empresas adquiridas ao longo do ano de 2022”, destacou o balanço da Locaweb.
A receita líquida somou R$ 245,9 milhões, crescimento de 75,4%. No acumulado de 2021, a receita chegou a R$ 800,2 milhões, alta de 63,9% na comparação com 2020, que chegou a R$ 488,2 milhões.
Já a receita operacional líquida de BeOnline/SaaS apresentou crescimento de 11,9%, somando R$ 104,8 milhões no último trimestre de 2021. No ano, o crescimento foi de 16,6%, totalizando R$ 403,4 milhões. Segundo o relatório, a participação do segmento de Commerce, que considera as receitas de Tray, Tray Corp, Melhor Envio, Vindi, Ideris, Samurai, Dooca, Credisfera, Bling, Bagy, Octadesk e Squid passou de 33,2% no 4T20 para
57,4% no quarto trimestre de 2021.
O custo de serviços totalizou R$ 137,8 milhões no trimestre, uma expansão de 73% em 12 meses. Já as despesas com vendas deram um salto de 128,1%, para R$ 55,1 milhões.
A dívida líquida somou R$ 1,5 bilhão, alta de 354,9% na comparação com os R$ 344,2 milhões do quarto trimestre do ano passado. A geração de caixa no trimestre foi de R$ 12,1 milhões, queda de 45,2%