Locaweb reverte lucro para prejuízo líquido de R$ 45,1 milhões no 4º trimestre, base anual

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São Paulo – O lucro líquido da Locaweb no quarto trimestre de 20222 passou para prejuízo líquido de R$ 45,1 milhões entre outubro e dezembro de 2023, informou a companhia em seu relatório de resultados divulgado nesta quarta-feira.

Já o lucro líquido ajustado somou R$ 53,2 milhões, queda de 12,4% na mesma base de comparação – o indicador exlcui (i) despesas de plano de opção de compra de ações; (ii) despesas de amortização de intangíveis decorrentes das aquisições de empresas; (iii) ajustes relacionados ao CPC 06 (refere-se à soma das despesas financeiras com juros devido à atualização do passivo de arrendamento e da despesa de depreciação do ativo de direito de uso menos os pagamentos do passivo de arrendamento realizados) (iv) marcação a mercado de instrumentos financeiros derivativos; (v) IR e CS diferidos; e (vi) Ajuste a Valor Justo relacionado ao Earnout das aquisições.

Em todo o ano passado, a Locaweb também registrou prejuízo de R$ 73,7 milhões, revertendo o lucro líquido de R$ 28,3 milhões apurado em 2022. Em bases ajustadas, o lucro líquido de 2023 foi de R$ 143,5 milhões, 11,1% menor que o de 2022.

A receita operacional líquida teve alta 14,8% no quarto trimestre de 2023 frente ao mesmo trimestre do ano anterior, somando R$ 347,3 milhões. A companhia atribuiu o crescimento apresentado no trimestre ao aumento das duas fontes de receita do segmento de Commerce: (i) Receita de Assinatura de Plataforma que cresceu 22,5% no 4T23, em decorrência do crescimento da base de assinantes da companhia bem como da receita média por usuário (ARPU); e (ii) Receita de Ecossistema, que apresentou crescimento de 15,2% no trimestre em comparação com o 4T22. O destaque positivo da Receita de Ecossistema veio do ótimo desempenho da operação de logística no trimestre, que cresceu 50,3% vs 4T22, resultado de melhoria nas estratégias comerciais e assinatura de contratos com novas transportadoras. Se considerarmos o desempenho das Plataformas de Ecommerce para PMEs, a Receita Líquida no 4T23 cresceu 28,9% vs o 4T22, enquanto o desempenho de ERP foi de 42,8%.

Do total da receita, o segmento de Commerce (que considera as receitas de Tray, Tray Corp, Melhor Envio, Vindi, Ideris, Samurai, Dooca e Credisfera) teve 70,1% de participação, de 68,1% no 4T22, com receita de R$ 243,4 milhões no trimestre, alta de 18,2% na base anual. Já o segmento BeOnline/SaaS teve participação de 29,9%, com receita de R$ 103,9 milhões, avanço de 7,6% na base anual.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 62,2 milhões no trimestre, um avanço de 39,0% frente ao mesmo período do ano anterior. Já o ebitda ajustado, que considera refere-se ao lucro (prejuízo) líquido ajustado pelo resultado financeiro, pelo imposto de renda e contribuição social sobre o lucro, pelos custos e despesas de depreciação e amortização e despesas com plano de opção de compra de ações, foi de R$ 68,3 milhões, alta de 41,5% na mesma base de comparação. A margem ebitda do 4T23, que é calculada pela divisão do ebitda pela receita operacional líquida, foi de 17,9%, 3,1 pontos percentuais acima do 4T22. A margem ebitda ajustada foi de 19,7% no 4T23, alta de 3,7 pp na comparação anual.