Lira cobra clareza na política de preços da Petrobras

443

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta quinta-feira, que a Petrobras precisa ter uma política de preços dos combustíveis mais clara, especialmente neste momento de crise energética e de saída da pandemia. “Não está clara a política de preços da Petrobras neste momento de crise energética”, disse Lira. As informações são da Agência Câmara.
Para Lira, as informações do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, que participou de debate na Casa, na última terça-feira, não foram suficientes para esclarecer a política preços da estatal. “Temos que ver o que está acontecendo. Não achei satisfatórias as explicações do presidente da Petrobras. Precisamos de mais esclarecimentos para ter uma informação mais efetiva do preço do gás, por que as termoelétricas podem amenizar a crise hídrica”, completou.
Lira se manifestou em um debate virtual organizado pela pela Netcon Investimentos. De acordo com o presidente da Câmara, vários parlamentares estão buscando meios para para questionar o preço dos combustíveis, como provocar o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para investigar eventual prática de monopólio.
Segundo Lira, o Congresso deve atuar para corrigir eventuais erros na empresa, sem prejudicar a economia e sem intervir na estatal nem retomar a política de controle de preços. “Não é possível esse estado de letargia e inércia em relação ao que está acontecendo. Eu tenho recebido muitas demandas, querendo que a Câmara se pronuncie em relação à Petrobras, sem tumulto”, completou.
Para Lira, a Petrobras não pode “pensar só no lucro” e tem de atuar para estruturar o investimento no Brasil. Conforme o presidente da Câmara, é importante garantir previsibilidade, para que o crescimento econômico se consolide e, para isso, a energia é fundamental.