Irã envia navio de guerra para o Mar Vermelho

696
Navio de guerra do Irã é enviado para o Mar Vermelho | Foto: Tasnim News Agency

O governo do Irã enviou ontem (1) ao Mar Vermelho o destroier Alborz, que faz parte da 94ª flotilha da Marinha do país. Segundo a instituição, o envio do navio de guerra faz parte de missões regulares em águas internacionais, sem dar mais informações adicionais.

A chegada da embarcação vem depois que helicópteros dos Estados Unidos abriram fogo contra grupos Houthi, que haviam destruído um navio de carga da Maersk na região do mar Vermelho.

“Os helicópteros da Marinha dos Estados Unidos responderam ao fogo em legítima defesa”, afundando três dos quatro barcos e matando as pessoas a bordo enquanto o quarto barco fugia da área, disse o Comando Central norte-americano. Nenhum dano ao pessoal ou equipamento dos Estados Unidos foi relatado.

Durante mais de um mês, os houthis que são apoiados pelo Irã – alegaram ataques a navios no Mar Vermelho que, segundo eles, estavam ligados a Israel ou se dirigiam para portos israelitas. Eles dizem que seus ataques visam acabar com a ofensiva aérea e terrestre israelense na Faixa de Gaza, desencadeada pelo ataque do grupo militante palestino Hamas, em 7 de outubro, no sul de Israel.