Indústria na zona do euro avança em dezembro

152

São Paulo, 4 de janeiro de 2021 – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da zona do euro subiu para 55,2 pontos em dezembro, depois de ter marcado 53,8 pontos em novembro, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

A versão preliminar havia mostrado 55,5 pontos em dezembro. Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração.

“A indústria da zona do euro terminou 2020 em uma nota encorajadoramente forte, com crescimento da produção acelerando para um dos mais rápidos vistos nos últimos três anos”, disse o economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson.

“O desempenho sólido da fabricação em meio ao aperto de restrições de covid-19 nos últimos meses de 2020 representa um grande contraste com os bloqueios anteriores no ano, com as fábricas atuando como um suporte crucial para a economia, uma vez que o setor de serviços é atingido por medidas de distanciamento social”, disse ele.

Segundo ele, o forte crescimento da indústria se deve ao aumento na demanda por bens alemães, com expansões robustas também vistas na Holanda e na Irlanda, embora isso tenha refletido em parte um pico temporário na demanda do Reino Unido antes do final do período de transição do Brexit.