Indústria da construção cai em janeiro, mas confiança e expectativa do empresário sobem em fevereiro

860
Foto: Rainer Plendl / Shutterstock.com

São Paulo – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou que a indústria da construção apresentou, em janeiro, queda de 2,9 pontos no emprego e na produção.

Os resultados, contudo, são esperados para esta época do ano. Por outro lado, a confiança e expectativa do empresário para os próximos meses aumentaram. O índice de expectativa do empresário chegou a 54,8 pontos em fevereiro ante janeiro, uma alta de 5,2 pontos. Já o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços foi a 53,4 pontos, alta de 5,5 pontos, no mesmo período.

Outros indicadores apresentam alta: expectativa de compra de insumos e matérias primas (54,4 pontos), expectativa do número de empregados (54,2 pontos) e intenção de investimento da indústria da construção (44,7 pontos).

De acordo com a economista da CNI Larissa Nocko, “os últimos meses de 2022 mostraram uma perda de ritmo da atividade e, em janeiro, os índices de expectativas apresentaram perspectiva de queda. A intenção de investimento e a confiança também acumulavam sucessivas retrações em janeiro. Em fevereiro houve recuperação de parte desse comportamento de queda”.