Índice GFK de confiança do consumidor da Alemanha para abril sobe a -6,2 pts

São Paulo, 25 de março de 2021 – O índice de confiança do consumidor da Alemanha para março subiu para -6,2 pontos, depois de marcar -12,7 pontos em março (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos GfK. O relatório indica que as expectativas econômicas e as de renda melhoraram, assim como a propensão para comprar.

“O período da pesquisa foi caracterizado pelo primeiro abrandamento do bloqueio, bem como pelo número de infecções estáveis ou mesmo em ligeira queda”, diz a pesquisa. “Uma vez que o número de infecções está aumentando novamente e o bloqueio agora está sendo reforçado novamente em todo o país, é questionável se a melhoria no clima do consumidor continuará”.

O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices referem-se ao mês atual. O subcomponente de expectativas econômicas subiu de 8,0 ponto em fevereiro para 17,7 pontos em março. O subíndice de expectativas de renda avançou de 6,5 pontos para 22,3 pontos e o indicador de intenção de compra dos consumidores subiu de 7,4 pontos para 12,3 pontos.