Incompetência da China causou massacre mundial, diz Trump

284
Fórum Davos Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: Divulgação/ Casa Branca)

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a endurecer sua retórica contra a China, acusando mais uma vez o país asiático de ter sido responsável pela disseminação do novo coronavírus ao deixar de adotar medidas mais duras.

“Alguns malucos na China acabaram de divulgar uma declaração culpando todo mundo, exceto a China, pelo vírus, que já matou centenas de milhares de pessoas. Por favor, explique a esses drogados que foi a ‘incompetência da China’, e nada mais, que causou esse massacre em todo o mundo!”, disse Trump, no Twitter.

Mais cedo, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, rejeitou as acusações de que o país é responsável pela pandemia, e disse que Pequim apoia uma revisão sobre o vírus desde que seja conduzida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A China apoia uma avaliação abrangente da resposta global ao covid-19 para resumir a experiência e solucionar as deficiências após o controle da pandemia. Isso deve ser liderado pela OMS e conduzido de maneira científica, profissional, objetiva e imparcial”, segundo o porta-voz.

Trump tem manifestado desconfiança sobre como a China tratou a pandemia. O presidente chegou a sugerir que Pequim teria deliberadamente promovido a disseminação da doença como uma maneira de punir Washington pelas duras condições impostas no acordo comercial de primeira fase.

Além disso, Trump acusou a OMS de ter se posicionado ao lado da China, e ameaçou retirar permanentemente o financiamento do país à agência, bem como reconsiderar sua participação. O novo coronavírus foi detectado pela primeira vez em dezembro do ano passado na cidade chinesa de Wuhan.