Gol assina contrato de serviços de carga e logística com Mercado Livre

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São Paulo – A Gol anunciou hoje a assinatura de um acordo entre seu negócio de logística GOLLOG, que opera serviços de carga para 52 aeroportos e mais de 3.900 destinos no Brasil, e o Mercado Livre, que opera marketplaces para e-commerce e leilões online.
O contrato entre as empresas tem duração de 10 anos, prevê uma frota dedicada de cargueiros composta por seis Boeing 737-800 BCF e deve iniciar as operações durante no segundo semestre de 2022. Existe também a opção de adicionar outras seis aeronaves de carga até 2025.
Segundo o comunicado, o contrato da Gol com o Mercado Livre “é parte do investimento da companhia para atender as necessidades do crescente mercado brasileiro de e-commerce, que responde atualmente por mais de R$ 180 bilhões em receitas anuais, com gasto anual acima de R$ 12 bilhões em serviços logísticos”. Com isso, a GOLLOG planeja expandir sua gama de serviços e aumentar em 80% a sua capacidade disponível em toneladas durante 2023 para gerar receita incremental adicional de aproximadamente R$ 100 milhões em 2022, e mais de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos.
Para Paulo Kakinoff, Diretor-Presidente da Gol, a companhia inaugura um novo capítulo para a GOL e a GOLLOG, ao integrar as sinergias de empresa com as necessidades do Mercado Livre. “Essa parceria traz alto valor agregado e ajudará a democratizar os serviços logísticos para todos os brasileiros. A Gol agradece ao Mercado Livre por ter escolhido a GOLLOG como parceira e pela confiança na eficiência, no padrão de qualidade e na agilidade dos nossos serviços logísticos no Brasil”, disse o executivo.
Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil, afirmou que a expansão da frota é vital para o Mercado Livre democratizar o comércio eletrônico. “Com essa parceria, ampliaremos o número de voos diretos de São Paulo para as Regiões Norte e Nordeste, reduzindo o tempo de entrega em até 80%. O prazo de entrega para Manaus será de apenas um dia, em comparação com os atuais nove dias, para destinos no Nordeste esse prazo diminuirá de quatro para um dia. Em outras capitais, como Goiânia e Cuiabá, passarão a receber as encomendas no dia seguinte”, detalhou Yunes.
O plano de frota da GOL é encerrar esse ano com 136 aeronaves, sendo 44 Boeing 737-MAX 8 e 92 Boeing 737-NG. A introdução das seis aeronaves de carga deverá proporcionar economias no processo de transformação da frota em aproximadamente R$25 milhões em 2022 e outros R$75 milhões em 2023. A transformação em curso para o 737 MAX também permitirá maior diluição dos custos fixos e gerará novas oportunidades de receitas auxiliares.