Genial vê ambiente favorável para Engie Brasil crescer em 2023

734
engie brasil

São Paulo, SP – A Genial Investimentos divulgou ontem (7) um relatório sobre o Dia do Investidor promovido pela Engie Brasil Energia, evento no qual a companhia fez um balanço sobre o ano que está acabando e divulgou suas perspectivas para 2023.

Para a corretora, a apresentação trouxe informações positivas e apontou que a empresa deve alterar ligeiramente a sua estratégica de comercialização (positivo para geração de caixa, mesmo em um ambiente de preços de energia mais baixos), manter a distribuição de pagamento de dividendos em 2023, expandir sua estrutura na distribuição de gás e se antenar com as oportunidades da agenda regulatória.

“Por enquanto, vamos manter a recomendação do ativo em “manter” enquanto trabalhamos na atualização das empresas de geração que devemos publicar o quanto antes”, destacou a análise, que apontou preço-alvo de R$ 40,26.

A corretora lembrou ainda que, para 2023, a empresa tem adotado uma estratégia de aumento da contratação do seu portfólio devido a um ambiente mais saudável de chuvas e do nível dos reservatórios tal cenário mitigou em muito o risco do GSF (generating scaling factor, efeito que reduz obrigatoriamente o nível de despacho das geradoras e a obriga comprar energia no mercado a vista, geralmente a preços muito elevados e gerando prejuízos para as próprias).

“Como consequência, a Engie deve entrar no ano de 2023 com 88% dos seus portfólios contratados (e usando 12% do seu portfólio como hedge hidrológico, ou seja, 12% do seu portfólio sem nenhuma contratação para não ter a obrigação de honrar nenhum contrato caso a hidrologia venha a decepcionar). Consideramos essa estratégia acertada e, na média, deve ajudar a empresa a compensar a queda nos preços dos contratos de energia tendo em vista que o seu nível de contratação foi de aproximadamente 85% nos últimos anos”, ponderou a Genial.

Por fim, a análise disse que a Engie espera maior racionalidade nos próximos leilões de transmissão tendo em vista as condições mais restritivas de financiamento e maior custo de capital. Além disso, leilões pregressos devem representar oportunidade de aquisição tendo em vista que os lotes adquiridos começam a ficar prontos e devem ser oferecidos a outros players interessados.

Sobre a distribuição de pagamentos para 2023, ele deve permanecer no patamar de 100% dos lucros – a observar sempre a alavancagem da empresa e a inserção de novos projetos em seus portfólios.