G-7 anuncia novo teto de preços aos produtos petrolíferos da Rússia

871
Reunião dos líderes do G-7 (grupo composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá) na Cornualha, sul da Inglaterra / Foto: G-7

São Paulo – O G-7, grupo que reúne as sete maiores economias do mundo, anunciou hoje que está impondo mais dois limites de preços aos produtos petrolíferos refinados russos depois de implementar um limite nos preços do petróleo do país no ano passado. O primeiro limite será implementado para produtos petrolíferos “premium-to-crude”, incluindo diesel, querosene e gasolina, que serão fixados em US$ 100 por barril.

O novo teto entrará em vigor a partir de domingo (05), no mesmo dia em que a União Europeia proibirá a importação de produtos russos para o bloco. As autoridades europeias aprovaram a medida, inicialmente oferecida pelo braço executivo do bloco na semana passada.

“Devemos continuar a privar a Rússia dos meios para travar uma guerra contra a Ucrânia”, disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em um comunicado nas redes sociais. “Com o G-7, estamos colocando limites de preço nesses produtos, cortando a receita da Rússia e, ao mesmo tempo, garantindo mercados globais de energia estáveis” .

“Os limites que acabamos de estabelecer agora terão um papel crítico no trabalho de nossa coalizão global para degradar a capacidade da Rússia de processar sua guerra ilegal”, disse a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, em um comunicado.