Fundo da Telefônica Brasil investirá R$ 10 milhões na fintech de consórcios Klubi

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São Paulo – A Telefônica Brasil, dona da Vivo, informou que o Vivo Ventures (VV), fundo de corporate venture capital criado pela companhia em conjunto com a Telefónica Open Innovation (Unipersonal), se comprometeu a investir R$ 10 milhões no Klubi, por meio de aquisição de debêntures conversíveis em participação acionária.

O Klubi é uma fintech autorizada pelo Banco Central para operar como administradora de consórcios no Brasil, que atualmente oferece consórcio de automóveis.

Este é o segundo investimento do VV, lançado há oito meses e o seu objetivo é reforçar a presença da Vivo na área de soluções financeiras, na qual a empresa já oferece serviços como a plataforma de crédito pessoal Vivo Money, a conta digital Vivo Pay, os cartões de crédito co-branded, além de seguros para celular e tablet, explicou a empresa, em comunicado.

A Vivo informou que a fintech levantou R$ 30 milhões na rodada em que o Vivo Ventures participa com aporte de R$ 10 milhões. O fundador da startup, Eduardo Rocha, os investidores Paulo Veras (fundador da 99) e Guilherme Bonifácio (fundador do iFood), assim como a Igah Ventures e sócios da Cyrela, investidores atuais do Klubi, acompanham a rodada.

O Klubi opera há pouco mais de um ano e, desde o último trimestre de 2021, registrou um crescimento de mais de 300% no volume de vendas e encerrará 2022 com cerca de 150 colaboradores. A fintech utilizará os recursos da rodada para acelerar o desenvolvimento da companhia e ampliar os canais de originação de crédito de consórcios, além de investir em time e tecnologia.

Queremos fortalecer a nossa atuação no setor de consórcios brasileiro, crescer de maneira robusta e sustentável, e, também, continuar oferecendo a melhor solução financeira para os consumidores adquirirem um bem. Neste sentido, a parceria com a Vivo abre portas para lançarmos novos produtos e ampliar significativamente o alcance do Klubi, afirma Eduardo Rocha, CEO e fundador do Klubi.

Para a Vivo, o objetivo desse investimento é reforçar a presença da companhia na área de soluções financeiras, na qual já oferece serviços como a plataforma de crédito pessoal Vivo Money, a conta digital Vivo Pay, cartões de crédito co-branded, além de seguros para celular e tablet.

Este é o segundo investimento do Vivo Ventures, lançado há oito meses, e novamente estamos aportando recursos em uma fintech, o que reforça a importância dessa área para a estratégia para a Vivo, diz Gabriela Toribio, Managing Director da Wayra Brasil e do Vivo Ventures. O anúncio de hoje nos aproxima de um mercado em franca expansão no Brasil – o de consórcios -, e a relação com o Klubi facilitará o desenvolvimento de novos serviços para o portfólio da Vivo, ampliando opções de crédito para consumidores, completa Gabriela.

O modelo do Klubi é totalmente digital e orientado para entregar a melhor experiência ao usuário. Por meio da sua plataforma, é possível selecionar o valor do crédito e o prazo do plano, confirmar a contratação, e fazer o pagamento das mensalidades, passando assim a ser membro do Klubi – com livre acesso a todos os detalhes a qualquer momento, e atendimento exclusivo via WhatsApp.

Atualmente, a fintech oferece consórcios de automóveis com créditos a partir de R$ 50 mil. Além de uma jornada simples e transparente, o Klubi tem a menor mensalidade do mercado para aquisição de um carro.

Sabemos que estamos no caminho certo quando temos o retorno dos clientes. Em apenas um ano de operação já conquistamos a melhor nota entre as administradoras de consórcios no Reclame Aqui, além de termos um excepcional Net Promoter Score (NPS), acrescenta Rocha.

Segundo a empresa, o segmento está em franca expansão. O mercado de consórcios brasileiro originou mais de R$ 230 bilhões em créditos de janeiro a novembro de 2022, o que representa um crescimento de 16% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (ABAC).