Vale reitera busca por parceria em metais básicos, mas não confirma valor e envolvidos

782
Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, Minas Gerais. Foto: Agência Vale

São Paulo, 20 de junho de 2023 – O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF, na sigla em inglês) saiu na frente nas negociações com a Vale para adquirir participação nas operações de níquel e cobre da mineradora, segundo notícia divulgada pela agência “Bloomberg”.

O acordo seria para adquirir aproximadamente 10% da unidade de metais básicos, que afirmaram que a participação poderia ter um valor de cerca de US$ 2,5 bilhões.

Em relação às notícias veiculadas hoje, a Vale “esclarece que está buscando ativamente parceria para o seu negócio de Metais para Transição Energética, como parte de sua estratégia de atração de investimento e aceleração de crescimento do negócio. A Vale vem atualizando o mercado sobre este assunto de forma regular, no entanto, neste estágio, não pode confirmar ainda o valor de um eventual investimento nem as partes envolvidas”, informou em comunicado.

A empresa acrescenta que, durante o evento Vale Day 2022, ocorrido em 7 de dezembro de 2022 e transmitido de forma aberta, divulgou informações sobre esta eventual parceria e que, mais recentemente, em 19 de maio deste ano, a Vale atualizou o mercado sobre o andamento desta iniciativa.

“Isto faz parte de uma série de ações estratégicas tomadas ao longo dos últimos 18 meses visando posicionar a Vale Metais Básicos para acelerar seus planos de crescimento no Brasil, Canadá e Indonésia, entregando os minerais críticos extremamente necessários à transição energética”, finalizou.