Fitch eleva rating nacional de longo prazo para AAA(bra) da Iguatemi

497

São Paulo, SP – A agência de classificação de risco Fitch elevou o rating nacional de longo prazo da Iguatemi para ‘AAA(bra)’, e de suas sétima, décima e décima primeira emissões de debêntures sem garantia, com perspectiva estável.

Segundo a agência, o rating reflete a destacada posição consolidada de negócios da Iguatemi como uma das principais operadoras de shopping centers no Brasil, com relevante carteira de propriedades de elevada qualidade e altos índices de ocupação.

“A classificação incorpora a natureza defensiva de suas operações e sua boa capacidade de geração de caixa, suportada por uma demanda resiliente e pulverizada e margens elevadas, mesmo em ambientes de negócios adversos. A Iguatemi apresenta uma estrutura de capital conservadora, disciplina de liquidez, sólidas métricas de crédito e importante flexibilidade financeira, proveniente de sua robusta base de ativos desonerados”, explicou a Fitch.

Sobre a perspectiva estável, a agência considerou a expectativa de manutenção dos sólidos perfis de negócios e financeiro consolidados ao longo dos próximos anos. “A conservadora estrutura de capital proporciona à companhia razoável flexibilidade para realizar eventuais movimentos para fortalecer sua base de ativos, sem maiores pressões nos ratings.”

Por fim, a análise da Fitch afirmou que a companhia tem forte liquidez e um cronograma de amortização de dívidas alongado, com uma posição de caixa e aplicações financeiras ao final de junho de 2023, de R$ 1,1 bilhão, suficiente para honrar as dívidas a vencer até o final de 2024, de R$ 904 milhões.

“A flexibilidade financeira da Iguatemi se favorece de sua adequada capacidade de cobertura de juros, de seu acesso a múltiplas fontes de financiamento e do amplo volume de ativos desonerados, de elevada qualidade”, concluiu a Fitch.