Federal Reserve avalia os benefícios de uma moeda digital, diz Powell

214
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell / Foto: Fed

São Paulo — O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que a instituição avalia os benefícios de uma moeda digital para transações internacionais facilitadas. No entanto, ele destacou que o banco ainda não tomou uma decisão sobre o assunto.

“O Fed vem avaliando os benefícios de adotar uma moeda digital na mesma linha que outros países ao redor do mundo vêm discutindoa questão”, afirmou Powell durante uma videoconferência no Fundo Monetário Internacional (FMI).

“No entanto, há ainda muitas dificuldades a se considerar, por isso, não há nada decidido ainda”, disse Powell se referindo à criação de uma moeda digital do Fed, que seria uma opção a moedas oferecidas por empresas provadas como a Libra do Facebook.

Segundo Powell, a demanda por dinheiro físico nos Estados Unidos ainda é alta, assim como o acesso da população a bancos é ampliado. “Por isso, caso criemos uma moeda digital, ela será focada em facilitar transações, principalmente as internacionais, mas não como subistituto do dólar”, disse ele.

“Queremos fazer algo correto e útil e não sermos os primeiros. Estamos avaliando tanto os benefícios como também os problemas que uma moeda digital traria”, disse Powell. Segundo ele, entre os obstáculos estão a falta de segurança e problemas de acesso geral às moedas.