Falta de insumos e covid-19 podem prejudicar licenciamentos, diz Anfavea

204
São Paulo - Pátio de montadora em São Bernardo do Campo

São Paulo, 7 de dezembro de 2020 – Os problemas no fornecimento de insumos e a alta nos casos de covid-19 no Brasil podem prejudicar o licenciamento de novos veículos, afirmou o presidente da Afanvea, Luiz Carlos Moraes.

“Problemas de fornecimento de insumos podem impactar licenciamentos. E tem questão da pandemia, este é outro desafio que a gente enfrenta. A sociedade está cansada, a gente entende, temos percebido pessoas relaxando, por isso, estamos promovendo campanhas de reforço com montadoras. A saúde é prioridade e isso também pode afetar emplacamentos”, disse a jornalistas em coletiva de imprensa mensal da entidade.

O executivo afirmou que a expectativa era de que a pandemia já estivesse sobre controle nesse período do ano, mas as notícias de mais casos da doença na sociedade e dentro da indústria preocupam.

“A gente não esperava, achava que situação ia ficar mais sob controle e estamos tendo notícias que nos preocupam, isso pode afetar atividades. A preocupação também deve continuar sendo necessário ao longo de 2021 porque, provavelmente, a população brasileira não será toda imunizada em 2021”, explicou.

Em relação às perspectivas para o setor para 2021, Moraes afirmou que a Anfavea já está trabalhando com possíveis cenários, mas que ainda há muita incerteza por conta da pandemia, por isso, não divulgaram projeções.

“Estamos tentando coletar informações, não temos um ‘feeling’ ainda, há bastante incerteza para 2021, até por conta da pandemia. Sobre a pressão econômica, temos bastante dúvida, há incerteza fiscal, mas vamos tentar construir um cenário para 2021 e esperamos que seja melhor”, finalizou.