Expectativa do consumidor sobe 0,3 ponto em agosto ante julho, aponta CNI

544

Por Priscilla Oliveira

Brasília – O Indice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) ficou passou de 47,0 pontos em junho para 47,3 pontos em agosto. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), “o crescimento de 0,3 ponto não representa mudança significativa da confiança do consumidor no período, mas interrompe sequência de duas quedas consecutivas. Assim, o índice parou de se afastar da linha divisória de 50 pontos, o que mostraria maior falta de confiança do consumidor”.

O índice de situação financeira cresceu 1,2 pontos, mostrando uma situação mais favorável, ficando em 48,9 pontos. O índice de expectativa de inflação, teve alta de 1,8 pontos, ficando em 61,4 pontos, de acordo com a CNI esse é “o terceiro aumento consecutivo do índice, que revela preocupação crescente com a evolução dos preços”.

O índice de expectativas de desemprego ficou em 56,4 pontos, estável na comparação com junho. O indicador de intenção de compras de maior valor, como móveis e eletrodomésticos, subiu de 51,7 pontos em junho para 52,2 pontos neste mês. “Isso mostra que os brasileiros estão dispostos a aumentar o consumo nos próximos seis meses”, afirmou a CNI.

O INEC antecipa tendências de consumo. Consumidores mais confiantes têm mais propensão a fazer compras. Com o aumento do consumo, as empresas são estimuladas a elevar a produção, fazer investimentos e criar empregos, o que é decisivo para o crescimento da economia.  A pesquisa foi realizada com 2000 entrevistados em 126 municípios de 19 a 22 de setembro de 2019.