EXCLUSIVO: Bolsonaro já tem nome para a próxima vaga aberta no TCU

929
Presidente Jair Bolsonaro discursa após cerimônia de posse do Ministro de Estado da Cidadania, Joao Roma, e do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni e sanção da Lei da Autonomia do Banco Central. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro já tem um nome para a próxima vaga no TCU, que será aberta com a aposentadoria da presidente Ana Arraes, no ano que vem. Trata-se do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), ironicamente recém-lançado pelo presidente ao Governo de Goiás.

Bolsonaro sabe que a candidatura de Vitor Hugo dificilmente irá decolar, por isso já guarda na manga o plano B.

Mas muito possivelmente Bolsonaro e seu assecla terão que recorrer ao plano C, uma vez que o favorito ao cargo é o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), que deve oficializar sua candidatura ao TCU nos próximos dias.

A corte receberá um ministro indicado pela Câmara em julho de 2022, quando a ministra Ana Arraes completará 75 anos e terá de se aposentar.

Jhonatan conta com o apoio do Republicanos e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Vale lembrar que Bolsonaro já está sofrendo para fazer o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do Governo, sucessor do ministro Raimundo Carreiro, que deixará o cargo para assumir como embaixador do Brasil em Portugal.