Eurogrupo prepara resposta ambiciosa ao novo coronavírus, diz Centeno

717

São Paulo – O Eurogrupo (que reúne os ministros de Finanças da zona do euro) prepara uma resposta ousada e ambiciosa à pandemia do novo coronavírus, que pode incluir o uso do fundo de resgate da eurozona, entre outros planos de apoio a empresas e trabalhadores.

“É sem dúvida o pacote mais considerável e ambicioso já preparado pelo Eurogrupo. Baseia-se em esforços sem precedentes já realizados por governos e autoridades monetárias”, disse o presidente do grupo, Mario Centeno, antes da videoconferência de hoje entre os ministros.

Centeno destacou o programa proposto pela Comissão Europeia de 100 bilhões de dólares para financiar esquemas de proteção ao emprego, e a proposta do Banco Europeu de Investimento de 200 bilhões para apoiar as pequenas e médias empresas.

“Nosso fundo de resgate, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês), propôs linhas de crédito de precaução de até 240 bilhões, para garantir que todos os países tenham recursos adequados para responder”, disse Centeno.

Segundo o chefe do Eurogrupo, “esses planos de emergência protegerão nosso tecido econômico e social à medida que mergulharmos na recessão”. Por fim, Centeno apelou aos ministros a se comprometerem com um plano de recuperação coordenado.