EUA se preparam para enviar 60 milhões de doses a outros países

Foto: AstraZeneca

São Paulo – Os Estados Unidos estão se preparando para enviar 60 milhões de doses de vacina contra a covid-19 para países como a India, que enfrentam uma disparada de casos e mortes provocadas pelo novo coronavírus, segundo o conselheiro sênior da Casa Branca para a covid-19, Andy Slavitt.

“Compartilhamos vacinas de forma bilateral e por meio de mecanismos coletivos e estamos preparados para enviar 60 milhões de doses, ou 10% de todas as vacinas que temos, para o exterior assim que for atestado que esses imunizantes são seguros”, disse ele em entrevista para a Bloomberg TV.

Slavitt referiu-se à aprovação da Food and Drug Administration (FDA, equivalente a Anvisa no Brasil) para a vacina contra a covid-19 produzida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, que ainda não foi liberada nos Estados Unidos.

O país está imunizando os adultos com vacinas da Johnson & Johnson, da Moderna e da Pfizer-BioNTech – esta última foi liberada também para a faixa de 12 a 15 anos nesta semana.

Segundo o governo norte-americano, o país já conseguiu, com essas três vacinas, doses suficientes para toda a sua população e, por isso, poderá doar os imunizantes da AstraZeneca quando forem liberados para uso.