EUA reduzem números casos e hospitalizações por covid; mortes sobem

113
Foto: freeimages.com / Russel Weller

São Paulo – A força-tarefa contra covid-19 da Casa Branca informou uma queda de 44% no número de infecções pelo coronavírus nos Estados Unidos em relação à semana anterior, assim como uma redução de 25% no número de pessoas hospitalizadas no mesmo período, mas nas mortes houve alta de “cerca de 3%”.
“A média diária atual de casos nos últimos 7 dias é de cerca de 247,3 mil casos por dia, uma redução de cerca de 44% em relação à semana anterior”, informou Rochelle Walensky, diretora do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).
“A média de internações é de cerca de 13.000 por dia, uma redução de cerca de 25% em relação ao período anterior”, disse Walensky. “Já a média para 7 dias de mortes diárias está em cerca de 2.400 por dia, o que é um aumento de cerca de 3% em relação à semana anterior”, completou.
Pela manhã, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, informou que irá suspender novamente a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no estado norte-americano, indo contra uma recomendação inicial do CDC.
Ao ser questionada sobre o uso de máscaras, Walensky disse que o CDC recomenda o emprego delas em locais de alta transmissão, mas ponderou que esse tipo de decisão é adotado no nível local por autoridades, independentemente das recomendações do CDC.
“Certamente entendemos a necessidade e o desejo de sermos flexíveis, e queremos garantir que a orientação de saúde pública que estamos fornecendo atenda o momento em que estamos, disse Walenksy. “Mas neste momento, continuamos a recomendar o uso de máscaras em áreas de transmissão alta e substancial – que é grande parte do país agora”, explicou a diretora.