EUA e Alemanha se preparam para enviar tanques de guerra à Ucrânia

849

Depois dos apelos do governo ucraniano para reforçar o armamento contra a ocupação russa no país, os Estados Unidos e a Alemanha estão se preparando para enviar tanques de guerra para a Ucrânia.

Ontem (24), o jornal Der Spiegel havia noticiado que o governo alemão concordou em enviar os tanques Leopard para os militares ucranianos. As autoridades alemãs estavam reticentes, por receio de sofrer alguma retaliação por parte da Rússia. No total, o país vai destinar 14 exemplares dos Leopard e autorizou que outros países europeus que possuem tanques de fabricação alemã possam fazer o mesmo.

“Esta decisão segue nossa linha conhecida, que é apoiar a Ucrânia com o melhor de nossa capacidade”, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, em um comunicado por escrito. “Estamos atuando em estreita cooperação internacional coordenação”.

Os Estados Unidos, por sua vez, vão enviar 30 tanques M1 Abrahams aos militares na Ucrânia. A resistência inicial ao envio do armamento vem por conta, segundo o Pentágono, de ele consumir altas quantidades de combustível, bem como o treinamento necessário para que os militares ucranianos possam operá-lo.

O governo da Ucrânia vem fazendo apelos para receber os tanques de fabricação ocidental, mais modernos, para ter poder de fogo para passar pelas áreas ocupadas pela Rússia e retomar os territórios.

“Não há dúvida de que, se for tomada a decisão de transferir o M1 Abrams para Kiev, os tanques americanos serão destruídos por nossos militares da mesma forma que todas as outras amostras de equipamentos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) são destruídos”, disse o embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, em uma coletiva de imprensa.