EUA autorizam 4ª dose de vacina anticovid para maiores de 50 anos

778
Foto: BioNTech

São Paulo – A agência responsável por regular o setor de remédios e alimentos nos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou hoje a quarta dose das vacinas anticovid-19 da Pfizer/BioNTech, ou da Moderna, para pessoas com mais de 50 anos.
Além disso, a quarta dose “pode ser administrada a indivíduos com 12 anos de idade ou mais com certos tipos de imunocomprometimento”, disse a FDA em comunicado. Este grupo inclui transplantados de órgãos.
“As evidências atuais sugerem algum declínio da proteção ao longo do tempo contra resultados graves da covid-19 em indivíduos mais velhos e imunocomprometidos. Com base em uma análise de dados emergentes, uma segunda dose de reforço da vacina Pfizer-BioNTech ou Moderna pode ajudar a aumentar os níveis de proteção para esses indivíduos de alto risco “, disse Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA.
“Além disso, os dados mostram que uma dose inicial de reforço é fundamental para ajudar a proteger todos os adultos dos resultados potencialmente graves da covid-19. Portanto, aqueles que não receberam sua dose inicial de reforço são fortemente encorajados a fazê-lo”, completa.
A agência ressaltou que continuará a avaliar dados e informações à medida que estiverem disponíveis ao considerar o uso potencial de uma segunda dose de reforço em outras faixas etárias.
A FDA disse ainda que dados de Israel, onde foram estudados os efeitos de uma quarta dose administrada quatro meses após a terceira em 700 mil pessoas, mostraram que uma injeção adicional era segura.