EUA acionam pela primeira vez mecanismo de disputa do USMCA contra Canadá

USMCA EUA México Canadá
Assinatura do Acordo Estados Unidos México Canadá (USMCA, na sigla em inglês), em 30 de novembro de 2018. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O governo norte-americano acionou pela primeira vez o mecanismo de disputas sob o Acordo Estados Unidos México Canadá (USMCA, na sigla em inglês) em um processo contra a indústria de laticínios canadense.

“Os Estados Unidos estão solicitando a primeira solução de controvérsias sob o USMCA para revisar as medidas adotadas pelo Canadá que negam aos produtores de leite, trabalhadores e exportadores dos Estados Unidos o benefício total do USMCA”, disse a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, no Twitter.

Em outras palavras: o governo de Joe Biden está acusando o governo de Justin Trudeau de não cumprir integralmente os termos do USMCA, fechado em 2018 pelo então presidente norte-americano, Donald Trump.

A disputa entre a indústria de laticínios norte-americana e canadense é antiga e quase impediu a formalização do USMCA, com os Estados Unidos reclamando das políticas que impedem as vendas no mercado canadense.

“O lançamento do primeiro pedido de painel sob o acordo garantirá que nossa indústria de laticínios e seus trabalhadores possam aproveitar novas oportunidades sob o USMCA para comercializar e vender produtos dos Estados Unidos a consumidores canadenses”, afirmou Tai.