Estados Unidos abrirão fronteira para vacinados contra covid-19 em novembro

545
Foto: Anna Shvets / Pexels

São Paulo, 20 de setembro de 2021 – Os Estados Unidos vão abrir suas fronteiras a partir de novembro para a entrada de viajantes completamente vacinados contra a covid-19, de acordo com a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em coletiva de imprensa.
“Começando em novembro vamos implementar protocolos estritos para impedir a propagação da covid-19 a partir de passageiros viajando internacionalmente para os Estados Unidos, ao requerer que adultos estrangeiros viajando aos Estados Unidos estejam completamente vacinados”, disse Psaki.
“Obviamente esta é a conclusão de um processo de política sobre esta questão particular, uma importante para milhões de pessoas ao redor do mundo”, acrescentou a porta-voz.
As medidas representam uma mudança ante a orientação de julho, de não retirar as restrições de viagens a visitantes internacionais. Ao ser questionada sobre o que mudou, Psaki disse que a Casa Branca anunciou em julho que uma série de grupos de trabalho entre agências e com outros países estavam analisando a situação para determinar a melhor maneira de retomar as viagens internacionais.
“As regras antigas não eram adequadas em nossa visão e um pouco confusas, então este foi um esforço para buscar isso”, de acordo com Pasaki.
As novas regras substituirão as proibições de viagens que restringiam visitantes aos Estados Unidos vindos da Europa, China, Brasil, África do Sul e outros países. A administração do ex-presidente Donald Trump impôs restrições no ano passado contra viajantes estrangeiros para conter a propagação do novo coronavírus.
Os líderes europeus e as principais companhias aéreas estavam pressionando o presidente Joe Biden para suspender as restrições e permitir a retomada de viagens.