Erdogan busca restaurar iniciativa de grãos do Mar Negro em negociações com Putin

571
Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin | Russian Presidential Executive Office

São Paulo – O presidente turco, Tayyip Erdogan, anunciou nesta sexta-feira que planeja negociar com o presidente russo, Vladimir Putin, para restaurar a iniciativa de grãos do Mar Negro, segundo informações da mídia local.

“O término do acordo de grãos do Mar Negro terá uma série de consequências, que vão desde o aumento dos preços globais dos alimentos até a escassez em certas regiões e, potencialmente, levando a novas ondas de migração”, disse Erdogan a repórteres em um voo voltando de uma viagem aos países do Golfo e ao norte de Chipre.

A tensão no Mar Negro se intensificou recentemente, após ataques às instalações de exportação de alimentos da Ucrânia pelos russos e apreensões de navios. No início da semana, a Rússia encerrou o acordo que permitia o transporte seguro de grãos ucranianos, gerando temores no Ocidente sobre uma possível crise alimentar global.

Diante disso, Erdogan pediu aos países ocidentais que considerem as demandas da Rússia, enquanto Moscou exige concessões para facilitar suas exportações de alimentos e fertilizantes aos mercados mundiais.

“Estamos cientes de que o presidente Putin também tem certas expectativas dos países ocidentais, e é crucial que esses países tomem medidas a esse respeito”, enfatizou Erdogan. “Acredito que, sem prolongar o processo, garantiremos a continuação da iniciativa de grãos do Mar Negro”, declarou.