Enviado dos EUA vai a Israel, Jordânia e Turquia na tentativa de evitar propagação do conflito

213
Foto: FreeImages.com / Cavell L. Blood

São Paulo – O Conselheiro do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Derek Chollet, viajará para Israel, Jordânia e Turquia como parte dos esforços para evitar que o conflito entre Israel e o Hamas se espalhe e ajudar a garantir a libertação de reféns, informou o porta-voz Matthew Miller nesta quarta-feira.

“O Conselheiro do Departamento de Estado Derek Chollet viajará para Israel hoje para reafirmar o compromisso dos Estados Unidos em solidariedade com Israel e apoiar o seu direito de se defender, de acordo com o direito internacional humanitário”, afirmou Miller em um comunicado.

“Ele irá colaborar com parceiros e aliados para continuar nosso trabalho de prevenir a propagação do conflito para outras partes da região e ajudar a garantir a libertação de todos os reféns, incluindo cidadãos dos Estados Unidos”, acrescentou o porta-voz.

Chollet discutirá a proteção de civis, incluindo cidadãos norte-americanos, e a prestação de assistência humanitária à Faixa de Gaza, segundo Miller.

“Após sua primeira parada em Israel, ele seguirá para a Jordânia e a Turquia. Paradas adicionais podem ser acrescentadas”, concluiu o comunicado.