Venda de aços planos recua 3,4% em setembro, para 323,5 mil toneladas

656

São Paulo, SP – As vendas de aços planos recuaram 3,4% em setembro em relação a agosto, ficando em 323,5 mil toneladas, segundo dados do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda). Na comparação anual, houve alta de 11%, quando foram vendidas 291,5 mil toneladas.

No mês passado, as compras de aços planos recuaram 5,2%, em comparação a agosto, para 332,6 mil toneladas. Com relação a setembro do ano passado, em que foram compradas 276,6 mil toneladas, as aquisições subiram 20,3%.

As importações recuaram 26,4% em relação a agosto, com volume de 108,7 mil toneladas. Ante o mesmo mês do ano passado, houve queda de 35% nos embarques.

Em setembro, os estoques cresceram 1,1% perante agosto, atingindo o montante de 831,3 mil toneladas. O giro dos estoques fechou em 2,6 meses, considerado um nível saudável.

Para o mês de outubro, a expectativa do Inda é de que compras e vendas se mantenham iguais a setembro. Para Carlos Jorge Loureiro, presidente da Inda, as incertezas com a
eleição presidencial tem influenciado o setor e mantido o produtor cauteloso.

Outro ponto explicado por Loureiro é a aproximação da Copa do Mundo. “O setor não sabe ainda o quanto o evento vai impactar as vendas, então o produtor tem mantido seu estoque baixo, mas com boa margem para atender a demanda esperada”, explicou o presidente da Inda.