Embraer entrega à FAB terceira unidade do C-390 Millennium

143
Divulgação: Embraer jato E195-E2

São Paulo – A Embraer disse que entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o terceiro avião de transporte multimissão C-390 Millennium, que será operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1 GTT). Assim como as unidades entregues e a entregar, esta terceira unidade é preparada para realizar missões de reabastecimento aéreo.

Em parceria com a FAB, o C-390 Millennium possui dois motores turbofan International Aero Engines V2500, uma rampa traseira e um avançado sistema de movimentação de carga. A aeronave pode transportar até 26 toneladas a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), incluindo pistas não pavimentadas ou danificadas. O Millenium pode transportar tropas, paletes, veículos blindados e helicópteros.

O modelo, que já foi adquirido pelo governo de Portugal, é capaz de realizar da poio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios florestais e capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas.

Com o objetivo de maximizar a disponibilidade operacional da frota do KC-390, a FAB e a unidade de Serviços & Suporte da Embraer assinaram um contrato de suporte e serviços, com vigência de cinco anos.

Desde o final de março deste ano, a FAB tem empregado duas aeronaves KC-390 Millennium em missões de transporte aéreo logístico movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate ao coronavírus no Brasil.