Eletrobras fecha acordo com Siemens Energy para modernizar linha de transmissão de Itaipu

694
Foto Divulgação/ Eletrobras

São Paulo – A Siemens Energy fechou um contrato com Eletrobras Furnas para a modernização de toda a infraestrutura da linha de transmissão entre Itaberá e Ivaiporã, que conecta a geração de energia da hidrelétrica de Itaipu aos Estados de São Paulo e Paraná.

O projeto de revitalização será executado em regime turnkey, com a empresa assumindo o fornecimento de engenharia, equipamentos, instalação e comissionamento. Programado para entrega em 2026, o valor do contrato ultrapassa R$ 1 bilhão.

O projeto começou há cinco anos, quando foi iniciado o mapeamento e o monitoramento da infraestrutura de rede instalada no Brasil, com o objetivo de identificar ativos a serem recapacitados e modernizados.

Segundo o comunicado, a modernização dessa infraestrutura depende de forte engenharia, planejamento e fornecimento de tecnologia que garanta menos, e mais curtos, desligamentos do sistema, o que envolve ampla mitigação de riscos e atendimento aos requisitos regulatórios.

O projeto é baseado no fornecimento de novos bancos série de compensação reativa, ou Fixed Series Capacitors (FSC), equipamentos de suporte operacional utilizados para garantir maior estabilidade ao sistema elétrico, ao mesmo tempo em que aumentam a capacidade de transmissão elétrica e diminuem a possibilidade de quedas de energia ou risco de apagão. Ao todo, serão substituídos nove bancos série, que totalizam 9.945 MVAr de potência reativa, ao longo de mais de 800 quilômetros de linha de transmissão,

“O uso do sistema existente como ponte é particularmente importante para o avanço da transição energética, especialmente em países como o Brasil, onde o grid atual demanda ampla modernização para atender a expansão das potências suportadas pelas redes e a crescente adição de novas fontes de geração de energia limpa, como a eólica e a solar. Para além da otimização de custos e garantia de disponibilidade de energia para a população durante sua reforma, projetos como esse cumprem também um importante papel ambiental, ao evitar emissões de CO2 decorrentes da construção e instalação de novas infraestruturas de energia”, afirmou André Clark, Vice-Presidente Sênior da Siemens Energy para a América Latina.