Eletrobras assume 100% da hidrelétrica Teles Pires

842
UHE Teles Pires / Foto divulgação

São Paulo, SP – A Eletrobras informou ontem (26) que passou a deter 100% da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, após a conclusão de operação de permuta firmada entre a subsidiária Eletrobras Eletronorte e a Neoenergia. A Eletrobras detinha 49% do empreendimento, e a operação ocorre sem entrada e saída de caixa, dada a permuta de ativos transacionada.

“A transação está alinhada ao objetivo estratégico de racionalização de participações, conforme previsto no planejamento estratégico da companhia, e resultará em otimização societária, uma vez que a Eletrobras deixará de deter participações nas companhias Neoenergia Afluente T, Neoenergia Coelba, Neoenergia Cosern e EAPSA, e passará a deter 100% da Companhia Hidrelétrica Teles Pires e 66% do Consórcio UHE Baguari”, explicou o comunicado.

Com a cessão de 49% da EAPSA (UHE Dardanelos) e a consolidação de Teles Pires, a Eletrobras irá agregar R$ 315 milhões de Ebitda (2022) e R$ 2,4 bilhões de dívida líquida (segundo trimestre de 2023).

A usina hidrelétrica Teles Pires, construída no rio de mesmo nome, está localizada na fronteira dos estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). O empreendimento tem potência instalada de 1.820 MW, energia suficiente para abastecer uma população de 13,5 milhões de habitantes.

Por fim, a nota destacou que a usina opera com alta tecnologia e inovação em todos os equipamentos e processos para geração de energia de forma limpa e sustentável, com o desenvolvimento de ações que buscam constantemente o equilíbrio econômico, social e ambiental.