Eletrobras adquire fatias da Cemig nas hidrelétricas Retiro Baixo e Baguari

781
Foto: Baltazar gabka / freeimages.com

São Paulo, SP – A Eletrobras informou hoje que adquiriu as participações da Cemig nas hidrelétricas Retiro Baixo e Baguari pelo valor de R$ 593 milhões. As aquisições aumentarão a capacidade instalada operacional da companhia em 88,5 megawatts (MW), passando a consolidar ativos com R$ 202 milhões de Ebitda. Com a conclusão do negócio, a Eletrobras passará a deter, indiretamente, 98,9% de participação na Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo e 100% da Usina Hidrelétrica de Baguari.

Segundo o comunicado, as aquisições estão alinhadas com o objetivo estratégico da Eletrobras, “simplificando sua estrutura, crescendo com rentabilidade e reforçando sua liderança em renováveis”.

AUsina Hidrelétrica Retiro Baixo está localizada no baixo curso do rio Paraopeba, entre os municípios de Curvelo e Pompéu, no Estado de Minas Gerais, com potência instalada de 81,1 MW e 34,8 MW de garantia física. O Consórcio Baguari1 opera a Usina Hidrelétrica Baguari, localizada no leito do Rio Doce, na cidade de Governador Valadares, no Estado de Minas Gerais, com potência instalada de 140,0 MW e 81,9 MW de garantia física.

As duas usinas são provenientes do leilão de dezembro de 2005, tem contrato de longo prazo no ACR e possuem seguro de GSF SP 97, o que colabora para uma maior previsibilidade de fluxo de caixa da companhia.