Eleitores estão mais felizes com derrota de Trump do que com vitória de Biden

176
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump / Foto: Casa Branca

São Paulo – Os eleitores norte-americanos estão mais felizes com a derrota de Donald Trump do que com a vitória de Joe Biden no pleito de 3 de novembro, segundo uma pesquisa da Universidade de Monmouth.

Segundo o levantamento, um terço do país está feliz que Donald Trump perdeu a eleição, enquanto um quarto sente o mesmo sobre a vitória de Biden.

Entre os eleitores do atual presidente norte-americano, 26% disseram estar irritados com sua derrota e 36% ficaram mais nervosos com a ideia de que Biden foi o vencedor.

A pesquisa também mostrou que a maioria dos norte-americanos acredita que as eleições foram conduzidas de forma justa, embora a maioria dos eleitores de Trump acredite que a vitória de Biden se deve a fraude eleitoral.

Enquanto 60% dos entrevistados acreditam que o democrata venceu a eleição de forma justa, 32% dizem que ele só o fez devido a fraude eleitoral. Três quartos – 77% – dos apoiadores de Trump dizem que a vitória de Biden foi devido a fraude, segundo o levantamento.

A pesquisa também mostrou que 61% desaprovam a forma como Trump está lidando com o processo de transição presidencial, enquanto 31% concordam com ele.

O presidente republicano disse que venceu a eleição, mas que os democratas roubaram sua vitória por meio de fraudes massivas e irregularidades. Trump iniciou auditorias de contagem de votos em vários estados e entrou com ações judiciais em tribunais estaduais e federais contra os resultados.