Economia alemã deve crescer pouco no 2T23, diz Bundesbank

950
Foto: União Europeia (UE)

O banco central da Alemanha, o Bundesbank, em relatório publicado hoje (23), acredita que a economia alemã está estagnada e deve crescer ligeiramente somente no segundo trimestre de 2023.

“A inflação elevada pesou no consumo privado e nos prestadores de serviços relacionados com o consumo”, afirma um trecho do documento.

Ainda assim, o mercado de trabalho continua apertado. “Houve um aumento significativo do emprego desde o outono continuou no trimestre de inverno de 2023”.

A inflação alta está deixando sinais no que diz respeito aos aumentos de salário. “Tendo em vista a inflação alta, a situação robusta do mercado de trabalho e a esperada melhora econômica, também podem ser esperados acordos salariais elevados nos próximos meses, avaliam os especialistas do Bundesbank.

O índice harmonizado de preços ao consumidor, que leva em consideração os critérios da União Europeia, marcou 7,2% em abril em base anual. Segundo o Bundesbank, o crescimento menor foi devido ao aumento menor dos preços da energia. “A principal razão para isso foram os preços da energia, que tiveram aumentos menos acentuados ao longo do ano. No entanto, um quadro completamente diferente surge para os alimentos, que tiveram uma alta acentuada de preço”.